U1T3: As Revoluções Inglesas do Século XVII

PRECEDENTES:


GRUPO 1: A MAGNA CARTA: https://profgabrielicaro.blogspot.com/2025/02/magna-carta.html



GRUPO 2: PARLAMENTO BRITÂNICO: Acesse aqui os materiais do grupo


GRUPO 3: IGREJA ANGLICANA: Acesse aqui os materiais do grupo


GRUPO 4: DINASTIA TUDORAcesse aqui os materiais do grupo


GRUPO 5: DINASTIA STUART: Consulte aqui material do seu tema







INTRODUÇÃO 

A Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa foram eventos importantes que ocorreram na Inglaterra durante o século XVII. Ambas tiveram um impacto significativo no desenvolvimento político e social do país e ajudaram a moldar a Inglaterra moderna.

 Antes de iniciar, vale a pena se apropriar de alguns conceitos da História da Inglaterra que podem ajudar a compreender melhor esse tema. Assim, antes de seguir a leitura, recomendo consultar ESTE MATERIAL AQUI (da atividade que fizemos em casa, o dever que será conferido na quinta-feira dia 23).

Na imagem, o líder puritano Oliver Cromwell que comandou o exército do Parlamento durante a Revolução Puritana


A REVOLUÇÃO PURITANA

A Revolução Puritana ocorreu na década de 1640 e foi um conflito entre o parlamento inglês e o rei Carlos I. Na época, a Inglaterra estava dividida entre dois grupos religiosos: os puritanos e os anglicanos. Os puritanos eram um grupo religioso que buscava uma reforma mais radical da Igreja Anglicana, enquanto os anglicanos defendiam a tradição da igreja estatal e possuiam maiores vínculos com a tradição católica.

O conflito começou quando o rei Carlos I tentou impor o anglicanismo em todo o país. O parlamento, que era dominado por puritanos e presbiterianos (outro grupo religioso de tendência protestante e oposto às inclinações católicas da Igreja Anglicana), se opôs à medida e decidiu criar um exército para lutar contra o rei. O conflito se arrastou por anos e envolveu várias batalhas, até que, em 1649, o rei foi capturado, julgado e executado.

A Revolução Puritana teve um impacto significativo na Inglaterra. O país se tornou uma república, conhecida como Commonwealth, e Oliver Cromwell foi nomeado como Lorde Protetor. Durante seu mandato, Cromwell governou com mão de ferro e implementou políticas puritanas rígidas, como a proibição de jogos de azar e a censura de livros. Interessante notar que a Revolução Puritana foi motivada pelo combate às posturas absolutistas de Carlos I, mas Oliver Cromwell também se tornou um líder tirano.

Com a morte de Cromwell, o modelo republicano por ele implementado não conseguiu resistir, e James II, o filho de Carlos I, o rei executado, foi convidado a assumir o poder novamente restaurando a monarquia na Inglaterra. Jaime II assumiu o trono mas voltou a governar absolutamente, desagradando o Parlamento e levando à Revolução Gloriosa.


A REVOLUÇÃO GLORIOSA

A Revolução Gloriosa ocorreu em 1688 e foi uma resposta à tentativa do rei James II de restaurar o catolicismo na Inglaterra. Na época, a Inglaterra estava dividida entre católicos e protestantes, e muitos protestantes temiam que o país se tornasse uma monarquia católica.

Para evitar uma guerra civil como aquela ocorrida na Revolução Puritana, um grupo de nobres e parlamentares convidou William de Orange, um líder protestante holandês, a invadir a Inglaterra e depor James II. William aceitou o convite e, em novembro de 1688, desembarcou em Devon com um exército.

James II tentou resistir, mas acabou fugindo para a França. William e sua esposa, Mary, foram então coroados como rei e rainha da Inglaterra, em 1689. Este evento ficou conhecido como a Revolução Gloriosa, pois foi uma transição pacífica de poder que resultou em uma monarquia constitucional mais limitada.

A Revolução Gloriosa teve um impacto significativo na Inglaterra, pois estabeleceu o poder do parlamento sobre o monarca. Também foi importante para a criação da Declaração de Direitos, que estabeleceu as liberdades civis e políticas dos cidadãos ingleses.

Em resumo, a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa foram eventos importantes na história da Inglaterra. A Revolução Puritana levou à criação da Commonwealth e à implementação de políticas puritanas rígidas, enquanto a Revolução Gloriosa resultou em uma monarquia constitucional mais limitada e estabeleceu o poder do parlamento sobre o monarquia. Esses eventos, ocorridos no século XVII, também inspiraram os pensadores iluministas do século XVIII a questionarem o absolutismo nos demais reinos da Europa.

Comentários